Acreditamos na necessidade de uma educação em inserção com um mundo cada vez mais global. Desta forma estamos certos da importância do ensino da língua inglesa com seriedade e resultados. O trabalho de domínio da língua começa nas unidades de educação infantil do Colégio Itatiaia dentro do projeto bilíngue EAL, e é continuado na PEAK SCHOOL, seja no período pedagógico, em 3 aulas semanais, seja no modelo do AFTER SCHOOL.
Obviamente os objetivos de proficiência para os alunos que aprendem a língua inglesa apenas no período pedagógico são diferentes daqueles para alunos do AFTER SCHOOL. A proposta de ação do AFTER SCHOOL respeita nossa metodologia e também está resumida no quadro.
Utilizamos o Quadro de Referência Comum Europeu (CEFR) para estabelecimento dos resultados esperados na Língua Inglesa por faixa etária, conforme a estrutura abaixo. Nos resultados consideramos uma curva normal de distribuição e expressamos no quadro, qual a porcentagem dos alunos que pretendemos que atinjam aquele nível. Interessa a média da distribuição e a concentração em torno da mesma, não aqueles alunos que destoam muito do grupo. Se for do interesse das famílias, o resultado pode ser avaliado pela Cambridge English, instituição parceira (custos a parte), que fornece a certificação.
O aluno normalmente terá um desempenho não regular nas 6 competências (6 skills – Listening, Written interection and production, Reading, Spoken interection and production). O diagrama a seguir exemplifica essa relação entre as competências, a evolução do aluno (cada cor representa um aluno médio em um ano específico).
A prática do ensino do inglês no AFTER SCHOOL, por ser atividade de contra turno, passa por propostas vinculadas à orientação de estudos – realização de tarefas, trabalhos, pesquisas, leitura e estudo dirigido, mas também e principalmente por atividades realizadas fora da sala de aula, aproveitando os múltiplos espaços que a escola oferece.